Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 10 de fevereiro desse ano, o volume de serviços no Brasil cresceu 1,4% em dezembro se comparado a novembro. Dessa forma, com o desempenho de dezembro, os serviços estão, em média, 6,6% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020.
O mês de dezembro de 2021 atingiu, ainda, o maior patamar desde agosto de 2015.
Um destaque desse crescimento ficou na conta do setor de transportes rodoviário de cargas e a logística de transporte e armazenagem, influenciado pelo elevado contingente de pessoas que se renderam ao e-commerce.
A contratação na área não deixa dúvidas da sua importância no cenário econômico e registrou um aumento de 37% em vagas abertas para profissionais, entre janeiro e maio de 2021, de acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE). Traduzindo em números, foram 13.544 oportunidades, sendo 3.685 postos de trabalho a mais que no mesmo período do ano anterior.
A nova demanda exigiu que as empresas de logística investissem mais em transformação digital e em implemento de novas tecnologias para otimizar as operações, já que essas ferramentas são cada vez mais importante e vista como um facilitador na realização de diversos processos. É fato que a modernização dos serviços logísticos depende, cada vez mais, do uso estratégico da tecnologia.
Dentre as ferramentas de tecnologia destaca-se o ERP (Enterprise Resource Planning), que agiliza os fluxos e traz mais dinamismo às operações.
A Tadex Transportes, referência no transporte de carga fracionada e que atende 100% do estado de São Paulo, preparou esse artigo com as principais dúvidas sobre a tecnologia na logística e sobre o sistema integrado de gestão empresarial, que eleva o padrão dos serviços logísticos. Confira:
Como a tecnologia impacta nos serviços logísticos?
Impacta fortemente. A pandemia acelerou o emprego da tecnologia por parte das empresas de logística, principalmente no Brasil. Muitas precisaram investir nestes recursos para não ficaram atrás da concorrência e para atenderem com eficiência a demanda que aumentou exponencialmente.
O Sebrae fez um levantamento interessante com 400 empresas de variados setores e apontou que 79% delas não aplicaram ideias de planejamento logístico no combate à crise, sendo que apenas 21% delas aplicaram estratégias para sair das dificuldades impostas pela pandemia. Esta pesquisa mostra como a tecnologia nos serviços de logística é importante para gerar resultados.
Os recursos tecnológicos fazem a diferença nos serviços de logística com a otimização dos processos e atendimento mais rápido da demanda.
Qual o papel do ERP na otimização logística?
O ERP é um sistema que controla de toda a gestão de processos e informações, realiza a integração de todos os setores e permite que o gestor tenha uma visão macro das etapas de trabalho, elevando o desempenho das empresas de logística.
Além de otimizar as atividades, o sistema acelera a automatização dos processos, já que elimina as planilhas e notas em papel. Ao disponibilizar todos os dados de forma digital se elimina a perda de informações essenciais para o negócio.
Com o acesso aos dados facilitado e com os setores integrados os processos são acelerados. A ferramenta possibilita um maior controle de informações por exemplo, da gestão de estoque, das entregas.
O sistema atua de forma eficiente, resultando em aumento de produtividade, na redução de custos, na melhora do controle de pedidos, na otimização do controle de estoque, na melhor administração do pessoal, além de promover melhorias na distribuição, no controle dos processos internos e na tomada de decisões.
Quais atividades logísticas são otimizadas com um ERP?
O ERP é uma ferramenta tecnológica de alta eficiência e otimiza diversas atividades logísticas, como na gestão de pedidos, onde o sistema permite total acesso as informações sobre os pedidos.
Assim é possível avaliar o serviço e se os prazos estão sendo cumpridos.
O sistema também é muito eficiente no controle de estoque, evitando prejuízos e perdas, com a realização de inventários precisos, controle de entrada e saída de produtos. Com ele o gestor tem uma visão ampla sobre a rotatividade do estoque, dentre outros benefícios.
Com o ERP o controle das frotas acontece em tempo real e a detecção de falhas acontece em tempo de tomar uma decisão mais assertiva. Além disso a ferramenta fornece dados que podem otimizar as rotas.
A emissão de relatórios também é facilitada com o sistema, já que reúne de forma automática todos os dados, permitindo ao gestor o acompanhamento de todas as etapas e detecção de qualquer inconformidade no processo, em tempo de tomar decisões para qualquer ajuste necessários.
Outra atividade que é otimizada com o auxílio de um ERP é o processo de expedição dos produtos, que realiza uma variedade de relatórios de cargas, romaneios, minutas e etiquetas, de maneira mais simples e prática.
O ERP também traz otimização para um dos principais desafios de uma empresa: a gestão financeira, que é responsável por diversas outras atividades, como contas a pagar e receber, integração bancária, fluxo de caixa, relatórios, etc. A tecnologia facilita o controle do negócio, minimizando erros e assegurando a saúde financeira da empresa.
A ferramenta ainda realiza a emissão de documentos fiscais, mantendo o gestor atualizado sobre tidas as legislação pertinentes ao setor.
Quais as atividades mais impactadas com o emprego da tecnologia?
No geral toda a gestão logística é impactada positivamente com o emprego de ferramentas tecnológicas, mas em alguns setores essa influência á mais perceptível.
Muitas outras ferramentas estão disponíveis para elevar o nível dos processos logísticos. Dentre elas destacamos a gestão de fretes, que ganha eficiência e rastreabilidade.
O transporte de cargas também ganha maior produtividade com tecnologias mobile, que facilitam o monitoramento e a gestão de equipes externas, e melhoram a comunicação entre a empresa e quem atua na ponta do processo logístico, e com a geolocalização, que permite informar os status dos transportes, com a sinalização de ocorrências praticamente em tempo real, o que facilita o processo de tomada de decisão por parte dos gestores que, em menor tempo, encontram soluções mais acertadas.
A Tadex Transportes sabe que a tecnologia tem um papel fundamental para a excelência de seus serviços, investe constantemente em inovação e utiliza a ferramenta ERP como aliada para o sucesso de suas operações em todo o estado de São Paulo, com transparência, segurança e agilidade.