Blog

Blog

Qual a importância da logística em tempos de pandemia?

O setor ganhou protagonismo em mais de dois anos de pandemia, fazendo chegar equipamentos médicos, vacinas e mercadorias advindas do e-commerce, e foi essencial para garantir o abastecimento de lares, empresas e indústrias.
1656077280_ea89a9_blog_tadex_240620221
COMPARTILHAR

Prova disso foi o volume de movimentação de cargas no País, que no primeiro quadrimestre do ano passado – num momento crônico da pandemia, significou R$ 3 milhões, um aumento de 38%, segundo o relatório “Índice da Movimentação de Cargas do Brasil” desenvolvido pela AT&M, com base de dados formada por mais de 25 mil empresas, entre transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Foram 327 milhões de documentos averbados nos primeiros quatro meses do ano passado, o que prova que a pandemia além de não impactar na logística, contribuiu para o aumento das atividades voltadas para o comércio eletrônico, que mantém dados crescentes de desempenho por conta do novo comportamento do consumidor que se consolidou a com a crise sanitária.

A logística teve destaque operacionalizando a armazenagem e transporte de cargas para todo o Brasil, como de insumos para a indústria de todos os setores, produtos acabados, transferências de mercadorias para diferentes localidades, produtos importados, enfim, qualquer tipo de movimentação de cargas nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

A Tadex Transportes, a quase três décadas referência na distribuição rodoviária de cargas fracionadas com agilidade e segurança, preparou esse artigo com as principais informações sobre a logística na pandemia. Confira:

A resiliência da logística

O setor se mostrou muito resiliente durante a pandemia, principalmente por conta das operações destinadas aos serviços essenciais, mantendo os setores da economia brasileira abastecidos.

As operações logísticas não foram paralisadas e a resiliência do setor se refere à habilidade de mitigar os riscos e amortecer os impactos de eventos imprevisíveis, como foi o caso da pandemia da Covid-19, com a capacidade de manter a continuidade das operações mesmo com as adversidades externas e internas.

Muitas empresas investiram em ferramentas para dar visibilidade total aos procedimentos para otimizar a eficiência e a agilidade durante a pandemia. Dessa forma, as operações logísticas (que envolvem inúmeros processos, estratégias, recursos, materiais, procedimentos, informações e sistemas) se fizeram preparadas para diversas variáveis e ocorrências indesejadas que poderiam acontecer.

O principal desafio da logística na pandemia foi garantir a segurança na cadeia de produtiva e de distribuição. Não por acaso, a automatização de processos e descentralização das operações ganharam força nos últimos anos.

A tecnologia foi destaque da logística na pandemia

O maior destaque certamente foi o emprego da tecnologia dos processos, que já era uma prática de otimização, mas com a pandemia se transformou num importante diferencial.

Como exemplo prático citamos a Logística 4.0, que conectou as operações com o digital e possibilitou novas práticas nas empresas de logística, inclusive na organização espacial do armazém, fazendo com que o local contribuísse para o andamento fluido da operação.

Neste cenário, a utilização de sistemas de armazenagem inteligentes para a movimentação de materiais reduziu significativamente o desperdício de espaço e de outros recursos. Algumas soluções personalizadas também foram bem assertivas, uma vez que foram pensadas para atender a perfis e necessidade específicas.

Temos disponíveis soluções para minimizar as ocorrências com plataformas que transformam milhares de dados e, ao analisá-los em larga escala, é possível detectar e corrigir ineficiências em tempo real, como estoques negativos por exemplo.

As empresas de logística também perceberam a necessidade de ter uma presença online, de se comunicar com seus clientes e fornecedores de forma mais efetiva, ágil e com maior flexibilidade.

Vale lembrar que mesmo com a vacinação, a pandemia não acabou. O vírus circula com maior impacto em alguns países e os desafios logísticos permanecem, bom como as oportunidades.

A logística da vacina

O processo logístico da vacina é todo um conjunto de atividades e procedimentos complexos que faz com que o imunizante chegue nos braços dos brasileiros, considerando as dimensões continentais do País.

O serviço abarca mais que o transporte da vacina pronta. Muitas vezes os insumos vêm do exterior e precisam ser levados para os parques fabris, para então serem distribuídos para as unidades de saúde, que também recebem por processos logísticos outros materiais, como agulhas e seringas.

Com uma organização logística inteligente e assertiva é possível minimizar falhas nas etapas e garantir que uma campanha de imunização ocorra como o planejado.

Dentre as etapas da logística da vacinação destacamos:

  • a Distribuição – etapa onde é definida a quantidade dos imunizantes que partirão para estados e municípios e quais unidades de saúde receberão, observando a proporcionalidade e o índice populacional. A logística precisa investir na segurança operacional e definir o tipo de transporte que será empregado;
  • o Transporte – etapa importantíssima e que tem impacto na integralidade dos imunizantes, principalmente pelo tamanho do território brasileiro. Para desempenhá-la com eficiência é preciso investir em ferramentas para otimizar as rotas e fazer com que as vacinas cheguem da melhor forma nas unidades de saúde, com monitoramento total e o indispensável rastreio das cargas;
  • 0 Armazenamento – até que os imunizantes sejam distribuídos é necessário que sejam guardados de forma adequada, com a refrigeração exigida pelo fabricante e com todo o cuidado para assegurar sua eficiência.

Vimos que a logística na pandemia continua tendo um papel preponderante, distribuindo insumos, produtos acabados e equipamentos. Quando bem estruturada, com desenvolvimento de soluções bem planejadas, a empresa de logística se destaca, oferecendo a segurança e agilidade que o momento ainda exige.

A Tadex transportes é destaque há quase três décadas na distribuição de cargas fracionadas, com estrutura para todo o tipo de operação fracionada, atendimento rápido em 24 horas na maior parte das regiões que atendemos, profissionais altamente qualificados e modernos sistemas de tecnologia e informação. Buscamos constantemente a excelência de nosso atendimento para satisfazer plenamente as necessidades e expectativas de nossos clientes.

DEIXE UM COMENTÁRIO